sábado, 14 de novembro de 2015

Imagens



Graciliano Ramos -fora romancista, escritor, contista, cronista, editor e revisor.




Graciliano Ramos de Oliveira, um dos mais fantásticos escritores da literatura brasileira do século XX. Pertenceu a segunda fase do Modernismo, foi romancista, contista, cronista, editor, revisor e escritor. Durante sua vida viveu em Viçosa, Buíque, Palmeira dos Índios e Maceió.
Aos 18 anos, muda-se para Palmeira dos Índios para cuidar da fazenda comercial do pai. Entretanto, percebe que a vida comercial não o atrai. Pensa em procurar "alguma coisa na imprensa", o que vem a se tornar realidade no Rio de Janeiro. Ao longo de sua vida, publicou várias de suas obras-primas, entre elas: Vidas Secas, publicado em 1938; São Bernardo publicado em 1934; Memórias do cárcere publicado em 1953; entre muitas outras obras.
Como vivera boa parte de sua infância, em lugar de extrema pobreza, a seca, passara fome, o sol escaldante sobre o corpo; muitas dessas questões sociais são retratadas no romance Vidas Secas, em que trata-se de uma família de retirantes do sertão nordestinos, sendo: Fabiano (o pai), Sinhá Vitória (a mãe), O menino mais novo ( o filho mais novo sem nome), o menino mais velho ( o filho mais velho sem nome) e Baleia (cachorra). Grande é a sofrência da família no sertão, passam por grandes necessidades em busca de um lar, para que possam passar por obstáculos da vida social.


Vidas Secas de Graciliano Ramos, publicado em 1938. Obra conhecido mundialmente na literatura, fora traduzido para várias línguas e idiomas.




Filme Vidas Secas de 1963 de Nelson Pereira dos Santos








Nenhum comentário:

Postar um comentário